Quando se inicia uma dieta ou uma mudança de hábito alimentar, ao pesquisar opções nas prateleiras do supermercado, vemos itens considerados lights, como peito de peru e a bolacha integral, e imaginamos que são saudáveis, certo?

Na verdade, não são! Ao analisar o rótulo desses produtos é possível verificar a presença de conservantes, corantes, excesso de gordura hidrogenada, açúcar e sódio. Todos esses itens podem trazer consequências negativas à saúde. O excesso de glutamato monossódico, presente no peito de peru, por exemplo, está relacionado ao aumento da pressão arterial, resistência à insulina, obesidade, entre outros.

Fique de olho nos rótulos! Dá para saber se o alimento é ultraprocessado pelas informações contidas ali. Confira outros alimentos que integram a lista:

Embutidos (como presunto e peito de peru)

Biscoitos e/ou bolachas integrais

Barra de cereal

Sopa instantânea

Pão de forma light

Suco de caixinha

Chocolate diet

Pipoca para micro-ondas

Farinha láctea

Fonte: Saúde Brasil

Uma boa noite de sono traz diversos benefícios à saúde. Dentre eles, a fixação de aprendizados e de memórias. A nova descoberta de cientistas liderados pelo pesquisador israelense Lior Appelbaum foi publicada no periódico Nature Communications e aponta para mais uma vantagem de dormir bem: a reparação de pedaços fragmentados de DNA.

O estudo analisou os organismos de diversos peixes-zebra e concluiu que quando estavam acordados, a reparação do DNA acontecia, mas os danos ocorriam em ritmo superior ao conserto. Já durante o sono, a restauração compensava a quebra de material.

De acordo com o pesquisador, quando estamos muito cansados, os neurônios acumulam um ‘estrago’, o que dá um sinal ao cérebro para ir dormir para ‘consertar’ o que foi feito. Agora, o próximo passo do estudo é replicar o teste em ratos para saber se isso também se aplica aos mamíferos.

Fonte: Revista Veja

Não é só a saúde física que precisa estar em dia, a financeira também é importantíssima! Quando não está tudo em ordem nesse quesito, as preocupações, ansiedade e o estresse podem comprometer o bem-estar, e, consequentemente, a saúde como um todo.

Para quem quer começar a se organizar, a dica é planejamento. Uma planilha de gastos já vai dar um norte do que pode ser cortado ou o que deve ser mantido. De acordo com a matéria da Época Negócios, uma forma simples de identificar os custos é o sistema ABCD:

A de Alimentar: São as despesas essenciais, como alimentos

B de Básico: Custos com água, luz, telefone e aluguel

C de Contornável: Fazem parte os bens e serviços que tornam a vida mais confortável, mas não são estritamente necessários, como TV a cabo;

D de Desnecessário: despesas inúteis, tais como mensalidade de clube que não se frequenta, anuidades de mais cartões do que se usa etc.

Os gastos dos itens D devem ser cortados, do item C repensados e das letras A e B podem ser economizadas, observando as promoções ou evitando longos períodos no banho, por exemplo.

Sabendo identificar os maiores custos e gerando essa economia, seu dinheiro vai render mais!

Fonte: Época Negócios

Controlar os gastos e manter as contas em ordem pode ser um desafio, mas pensando que as dívidas e o descontrole podem gerar ansiedade, preocupações e estresse, separamos algumas dicas do Guia do Bolso para manter a vida financeira em equilíbrio.

A primeira dica é se organizar. Controlar o que se ganha e o que se gasta para conseguir fechar as contas no azul, para isso uma tabela no Excel pode ajudar e já existe um modelo aqui no blog para auxiliar nesse controle.

Usar o cartão de crédito com responsabilidade. Isso quer dizer, pensar antes de comprar e não agir por impulso.

Outra dica importante é manter o padrão de vida abaixo da realidade financeira. Ou seja, viver com menos que o salário pode proporcionar, desta forma será possível poupar o que sobrar para qualquer imprevisto.

Falando em poupar, é preciso primeiro se livrar de dívidas, fazer um plano de pagamento para quitá-las, e aos poucos eliminar todas as pendências.

Finalmente, com todas as contas em dia é hora de criar uma reserva para emergências e investir! É importante separar parte do salário para suprir algumas necessidades que estão fora do planejamento sem ter de recorrer ao cheque especial ou empréstimos. Outra parte pode ser reservada para investir em modalidades que valorizem o dinheiro, de acordo com o perfil de cada um.

Guia do Bolso

Quem nunca saiu de um dia de trabalho se perguntando como ser mais produtivo? Com a sensação que poderia ter entregado mais e que o dia não rendeu como gostaria? Com a rotina corrida que todos têm é fácil se perder no meio do caminho com as mensagens de e-mail e WhatsApp chegando a todo momento. Além de outras interrupções normais do dia a dia.

Para facilitar a organização e melhorar o desempenho no trabalho listamos cinco dicas simples que facilitarão sua rotina:

  • Defina prioridades e faça uma lista

Planejamento é tudo! Antes de começar o dia, defina suas prioridades e faça uma lista das tarefas que tem de entregar. A dica é começar pelas mais difíceis – que tomam mais tempo. As tarefas mais simples ficarão para o restante do dia, deixando o cronograma mais leve. Faça da sua lista uma rotina diária, assim não gastará tempo lembrando das atividades, todas estarão listadas prontas para serem executadas.

  • Foque nas coisas que pode controlar

Para conseguir focar nas suas atividades, você provavelmente terá de dizer não em algumas ocasiões, para tarefas que podem esperar ou para aquela reunião que não é tão urgente. Desta forma, terá tempo hábil para finalizar o que realmente precisa ser entregue, sem atrasos e de forma produtiva.

  • Seja organizado

Assim como planejamento, a organização é essencial para desempenhar suas funções no dia a dia. Tendo tudo no lugar certo ficará mais fácil identificar as tarefas e executar o que precisa durante seu expediente no trabalho. Comece organizando a agenda, arquivos e o e-mail.

  • Seja positivo

Neste item vale qualquer coisa que faça sentir-se bem! Ser positivo faz o dia ficar melhor e, desta forma, você irá desempenhar melhor suas atividades. Praticar meditação, correr e até uma boa noite de sono podem fazer diferença no humor, na positividade e na sua produtividade! J

  • Tire férias

Parece óbvio, mas o cansaço chega e o seu desempenho pode ficar comprometido. Ter uma pausa para recarregar as baterias aumentará sua produtividade na próxima etapa que virá. Hora de relaxar e aproveitar, antes de começar um novo ciclo!

Fonte: Rock Content

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